Conselheiros e servidores do IPC mais capacitados em prestação de contas

Nesta terça-feira (28), os Conselhos Administrativo e Fiscal, a Diretoria Administrativa e os servidores do IPC foram capacitados no tema “A participação dos Conselhos no processo de prestação de contas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)”. A palestra foi ministrada pelo assessor de controle interno do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória (Ipamv), Helder Catarino da Silva Tavares.

O treinamento foi bem interativo, já que, à medida que Helder abordava sobre as legislações municipal e federal, dava exemplos de sua prática profissional e, assim, estimulou os presentes a questionarem e pensarem em soluções para as demandas do IPC. Dentre os pontos destacados pelo assessor, a obrigatoriedade da existência dos Conselhos, os objetivos e papéis de cada membro, as responsabilidades pelas infrações e as penalidades previstas.

O suplente do Conselho Fiscal, Renan Poton de Jesus, gostou muito da palestra. “Trocar experiências com um profissional tão gabaritado é um presente para nós conselheiros. Faz com que tenhamos novas visões sobre os assuntos e práticas de gestão cada vez mais eficientes”, relatou.

Já a diretora-presidente do IPC, Shirlene Pires Mesquita, ressaltou que os conhecimentos adquiridos darão mais segurança para os Conselhos e para a Diretoria Executiva na hora dos acompanhamentos, solicitações de documentos e confecções de pareceres relacionados às prestações de contas. E acrescentou: “Quanto mais aprendermos as questões que envolvem o IPC, mais conseguiremos resguardar os direitos dos servidores de Cariacica, sejam eles inativos ou da ativa”.

Complementando o que foi dito por Shirlene, a assessora técnica do instituto, Maria Lucas da Silva, afirmou que a proteção desses direitos passa também por uma análise bimestral ou trimestral das contas. “É preciso observar com muito cuidado a parte financeiro-orçamentária do IPC, com uma interação maior entre os Conselhos, para a consequente aprovação da prestação de contas anual”, disse.

Data de Publicação: quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Rua Edgar Gonçalves, s/n - Alto Dona Augusta - Cariacica - Espírito Santo
CEP: 29.146-550

Telefone: (27) 3396-7544 (Atendimento geral) e (27) 3396-7038 (Perícia Médica)