Projeto Educação Previdenciária continua nos dias 24 e 25 de abril

Na próxima semana, terá prosseguimento o projeto Educação Previdenciária do IPC. Na terça-feira (24), serão contemplados os diretores e servidores da área administrativa dos Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs). Já na quarta-feira (25), o encontro será voltado aos profissionais que exercem essas mesmas funções nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). A capacitação acontecerá no auditório do Instituto, a partir das 9h.

Serão abordados temas que envolvem o setor de Perícia Médica do IPC e a legislação de Segurança e Saúde no Trabalho. O objetivo do treinamento é tornar os servidores multiplicadores dessas informações, agindo em parceria com o Instituto para dar maior celeridade aos processos e coibir atos de má-fé.

Naofs das secretarias da Prefeitura já foram capacitados

O projeto de Educação Previdenciária teve início no dia 13 de abril e os primeiros beneficiados foram os representantes dos Núcleos de Apoio Administrativo, Orçamentário e Financeiro (Naofs) das secretarias da Prefeitura. Compareceram ao evento membros da Secretaria de Esporte e Lazer (Semesp), Controle e Transparência (Semcont), Gestão e Planejamento (Semgeplan) e Finanças (Semfi).

Por meio da capacitação, os integrantes dos Naofs tomaram ciência do impacto financeiro para a Prefeitura com concessões de licenças, dos Códigos Internacionais de Doenças (CIDs) mais comuns relacionados a esses afastamentos, dos tipos de licenças e dos procedimentos para que elas sejam deferidas e ainda quais são os critérios legais para o pagamento dos benefícios aos servidores.

Todos consideraram o conteúdo ministrado bem completo e que as questões foram tratadas com muita transparência. A assistente técnico do Naof da Semcont, Bianka Arndt, ficou impressionada com algumas situações enfrentadas pelo Instituto. “Não sabia que servidores chegavam ao IPC com documentações incompletas, não preenchidas ou sem assinatura da chefia imediata. Pude perceber que a falta de interesse em buscar informações acaba afetando negativamente a gestão da Prefeitura e de suas autarquias”, afirmou Bianka.

A chefe do Naof da Semgeplan, Gabriela Ferreira Rodrigues Siqueira, acredita que o impacto negativo sobre as rotinas e finanças da Prefeitura poderia ser reduzido, se os servidores se apropriassem de seus direitos e deveres. “O servidor precisa entender de fato o que determina seu Estatuto e passar a praticar. Fico feliz, pois, a partir desse treinamento, poderei servir de multiplicadora de diversos temas que eu não tinha domínio, como o prazo de entrega de atestados à chefia imediata”, disse.

Por falar em assuntos difíceis de serem assimilados, o chefe do Naof da Semesp, Rubens Bispo da Silva, concorda que apenas capacitações como a que o IPC promoveu dão confiança e embasamento na hora de fornecer respostas e acompanhar a vida funcional dos servidores. “Passei a entender melhor meu trabalho e o que é o Instituto. Agora, com os conhecimentos adquiridos, poderei aperfeiçoar o link da Prefeitura com o IPC”, analisou.

Data de Publicação: quinta-feira, 19 de abril de 2018