IPC capacita CMEIS e Emefs no projeto Educação Previdenciária - IPC - INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DE CARIACICA

IPC capacita CMEIS e Emefs no projeto Educação Previdenciária

Nesta terça e quarta-feira (24 e 25), o IPC concluiu mais uma etapa do projeto Educação Previdenciária, capacitando diretores e servidores da área administrativa dos Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIS) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Cariacica. O objetivo do treinamento foi conscientizar os colaboradores da Educação a respeito do impacto financeiro para a Prefeitura com licenças concedidas e fornecer orientações sobre procedimentos, legislações e documentos utilizados e cobrados pela Perícia Médica e pela Coordenação de Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho.

Por meio da capacitação, os funcionários escolares que lidam diretamente com essas questões passarão a ter um olhar mais acurado com relação a discrepâncias em atestados médicos e guias de inspeção médica, colaborando com o Instituto no sentido de coibir atos de má-fé. Colocando em prática o conhecimento adquirido, também poderão auxiliar a Administração a diminuir o impacto financeiro com licenças que, em 2017, foi de R$ 3.161.239,99, apenas com servidores efetivos.

A apresentação dessas informações foi feita de forma completa e transparente e o Instituto deu total liberdade aos servidores de tirarem suas dúvidas, à medida que os temas iam sendo expostos. Esses profissionais poderão revisar, sempre que quiserem, todo o conteúdo ministrado, já que o IPC encaminhará os slides por e-mail.

Por falar em revisão, a diretora do CMEI Jesus Menino, Zenaide Radinz, contou que a palestra serviu como um belo exercício de fixação. “Foi muito esclarecedora e me ajudou a relembrar detalhes dos quais eu já possuo um certo domínio”, disse.

Também estiveram presentes ao evento servidores que ainda não haviam tido contato com os assuntos abordados. É o caso do auxiliar administrativo do CMEI Ivan Roberto de Sousa, Fabio Goncalves, que acaba de completar 30 dias de Prefeitura. “Apesar do pouco tempo que exerço minha função, consegui entender perfeitamente o que foi passado, pois tudo foi transmitido de modo organizado. Fico feliz que o IPC inclua em seu planejamento ações como essa e compartilhe sua realidade com os servidores”, afirmou.

Os trabalhos realizados acessíveis ao público por meio do site do Instituto e a seriedade e transparência com que o IPC vem tratando o presente e o futuro de aposentados, pensionistas e servidores da ativa chamaram a atenção do bibliotecário da Emef Leonilda das Graças Langa, Júlio César Nobre. “Além de participar de um encontro com dados tão pertinentes e interessantes, ficar sabendo que tudo está disponível no site da autarquia deu-me a segurança de que o Instituto está no caminho certo”, observou.

Foi justamente para continuar na direção certa, atuando para que as legislações sejam efetivamente cumpridas e para que erros sejam detectados e corrigidos, que o IPC criou o projeto Educação Previdenciária. Contudo, por mais que as leis sejam de domínio público, o Instituto entende que é necessário um momento de reflexão a respeito de alguns temas e da abertura de espaço para esclarecimentos.

Esse cuidado foi percebido pela pedagoga Ada Polyana Ribeiro, da Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira. “A equipe do IPC estava muito bem preparada e disponível para nos atender. Quanto ao projeto, considero muito válido, já que, devido à rotina apertada nas escolas, muitas vezes, os servidores da Educação não têm tempo de se apropriarem desses conteúdos. As situações tratadas na capacitação acontecem e podem vir a acontecer no nosso ambiente de trabalho e, conscientizados, conseguimos direcionar nossas ações para alcançarmos resultados positivos”, analisou.

Data de Publicação: quarta-feira, 25 de abril de 2018