Equipe do IPC capacitada em controle e transparência

Ter uma Diretoria Executiva, servidores e conselheiros cada vez mais capacitados: esse é um dos focos do Instituto de Previdência dos Servidores de Cariacica (IPC). Nesse sentido, nesta quinta-feira (14), esse público foi treinado pela Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont) no tema ‘Controle Interno de Contratos e Transparência das Ações Administrativas’. A Semcont apresentou as ferramentas de controle e transparência utilizadas na Prefeitura de Cariacica, explicou o funcionamento de cada uma delas e propôs ao IPC implementá-las.

Durante a capacitação, os corresponsáveis pela gestão do Instituto revisaram o que são instruções normativas, estudaram legislações relacionadas a controle interno e descobriram que esse controle não inicia com o trabalho da Semcont, mas nas atividades diárias de cada um deles. Conheceram ainda o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), os portais e-Ouvidoria e TransparênciaWeb da Prefeitura, aprenderam sobre o papel de uma ouvidoria e obtiveram informações sobre gestão e fiscalização de contratos.

A conselheira fiscal do IPC, Eluciany Ferreira Melo (à direita), achou de suma importância a palestra. “Acho que deveríamos ter mais treinamentos como esse. Desse modo, teremos mais segurança e conhecimento para detectar se há erros em processos”, afirmou.

Erros que podem afetar diretamente a qualidade dos serviços do Instituto. Nesse sentido, a conselheira administrativa do IPC, Silvana Guimarães Silva (à esquerda), enfatizou a necessidade de capacitações. “Boa gestão implica em resultados positivos, que só virão se a equipe estiver preparada. Por isso, nunca é demais nos atualizarmos”, refletiu.

Já o gerente de Divisão de Pagamento de Benefícios do IPC, Gabriel Ojjone, passou a enxergar de forma mais ampla o conceito de fiscalização. “Fiscalizar é algo que todo cidadão deve fazer, principalmente se for servidor público. Foi um conteúdo muito relevante para a minha vida pessoal e profissional”, disse.

Data de Publicação: sexta-feira, 15 de junho de 2018