IPC capacita CMEI Vinícius de Moraes no programa Educação Previdenciária

Nesta quarta-feira (12), o IPC realizou mais uma ação do programa Educação Previdenciária. Dessa vez, a capacitação foi voltada à equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vinícius de Moraes, situado no bairro Sotelândia. Os 19 colaboradores contemplados pelo programa receberam informações relativas à aposentadorias, pensões e perícia médica, e puderam tirar dúvidas a respeito desses assuntos. A visita partiu de uma solicitação do próprio CMEI e os servidores do Instituto ficaram à disposição da escola durante os períodos matutino e vespertino.

Para fornecer um atendimento mais completo e qualificado, o IPC levou boa parte de seu quadro funcional: a diretora-presidente, Shirlene Pires Mesquita; a diretora técnico-previdenciária, Christiani Maria Vieira; a gerente de Perícia Médica, Juliana Gomes Cassiano da Silva; e o procurador previdenciário, Gustavo Chiabai Zottich. Ao fim do evento, todos saborearam um delicioso lanche preparado pela escola.

O retorno do treinamento foi muito positivo e o corpo docente do CMEI aprovou a ação. A pedagoga, Evanilde Furieri Leite (segunda da direita para a esquerda), achou a formação abrangente e de fácil compreensão. “Passei a entender melhor sobre a Guia de Inspeção Médica”, revelou.

O esclarecimento de temas necessários é importantíssimo dentro de um ambiente com servidores recém-chegados à Prefeitura de Cariacica, como é o caso do CMEI Vinícius de Moraes. “Valeu muito à pena. Todos nós precisávamos conhecer essas informações, mas, principalmente, os profissionais que atuam há menos tempo na rede. São detalhes do dia a dia que podem gerar dúvidas a qualquer servidor”, apontou a diretora, Maria José de Jesus Ribeiro (terceira da direita para a esquerda).

Pormenores que, segundo a professora MaPA, Rosemery Zanela Bassetto (à direita), foram transmitidos de forma humanizada. “Consegui perceber a aproximação e o cuidado do Instituto para com os beneficiários e servidores da ativa”, refletiu.

Detalhes abordados no treinamento

A equipe pedagógica do CMEI tomou ciência das funções e projetos do IPC, da quantidade de benefícios e perícias médicas concedidos de janeiro a junho de 2018, conheceu o que são os fundos financeiro e previdenciário, os valores brutos gastos em cada um desses fundos e como os recursos são capitalizados e entendeu como funciona a compensação previdenciária. Também ficou sabendo quais são os documentos utilizados e cobrados pelo setor de Perícia Médica do IPC, a importância do preenchimento correto da Guia de Inspeção Médica (Gim) e como utilizar os serviços do site do Instituto.

Data de Publicação: quinta-feira, 13 de setembro de 2018