Servidores do IPC são capacitados em Segurança do Trabalho e aposentadoria especial

Nesta sexta-feira (14), os servidores do IPC foram capacitados no auditório do Instituto nos temas segurança do trabalho e aposentadoria especial. Por meio do treinamento, passaram a entender melhor as diferenças entre segurança e Medicina do Trabalho, os conceitos de higiene do trabalho, insalubridade e periculosidade, e legislações como a Súmula Vinculante 33/14, que estendeu o direito à aposentadoria especial aos servidores públicos que exercem atividades prejudiciais à saúde ou à integridade física.

A palestra foi ministrada pela Coordenação de Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho (CMT/Semgeplan) da Prefeitura de Cariacica e pela diretora-presidente do IPC, Shirlene Pires Mesquita. Através dos conhecimentos adquiridos, os colaboradores do Instituto poderão fornecer orientações mais completas aos beneficiários, colaborar de modo mais eficiente com o trabalho da CMT/Semgeplan, e dar maior celeridade aos processos do dia a dia.

O gerente de fixação de benefícios do IPC, Anderson Mattos, acredita também que a capacitação deu um norte para ações futuras do Instituto, como, por exemplo, o estabelecimento de parcerias com as secretarias da Prefeitura. “O trabalho em conjunto com a Administração é essencial para garantirmos o pagamento dos benefícios e aperfeiçoarmos cada vez mais nosso atendimento”, destacou.

Nesse sentido, a assessora técnica do Instituto, Maria Lucas da Silva, compreende que as ações em equipe passam pelo entendimento do papel de cada servidor no processo maior de excelência da gestão. “A troca de informações que tivemos hoje pode ser feita com maior frequência, para conhecermos melhor as documentações utilizadas na Prefeitura, as realidades dos setores e os profissionais que desempenham as atividades. Assim, conseguiremos intervir com mais qualidade nas situações do cotidiano”, refletiu.

Data de Publicação: sexta-feira, 14 de setembro de 2018