Aposentada Solange é exemplo de responsabilidade ambiental

 

Quando o assunto é natureza, a aposentada Solange Fontes de Andrade Correa, 69 anos, dá uma aula de responsabilidade ambiental. Exímia amante do meio ambiente, sua casa, no bairro Vila Isabel, chama atenção pelo espaço verde que cultiva. Além da dedicação às plantas, ela é costureira e está sempre aproveitando o programa de Pós-Aposentadoria do IPC, seja nas aulas e eventos do coral Nossa Voz ou participando de atividades como as do projeto de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto.

Este ano, ela e mais 69 aposentados realizaram uma visita com o IPC ao Parque Botânico da Vale e lá conheceram 140 espécies de árvores e 113 espécies de orquídeas, além de modos de reaproveitamento da água. “Nunca havia tido o privilégio de conhecer o parque. A visita foi maravilhosa e serviu como um incentivo para continuar doando meu tempo em prol da natureza”, disse.

Tempo que Solange utiliza também para separar o lixo seco e descartá-lo no caminhão do ‘Cariacica Recicla’, serviço de coleta seletiva da Prefeitura de Cariacica. Esse zelo com os recursos naturais só traz reflexos positivos para a comunidade, a começar da própria aposentada, que desenvolve seu ofício de costureira em meio a uma atmosfera que ela classifica como ‘cantinho da paz e da felicidade’.

Nesse cantinho tão especial, na parte de trás do quintal, Solange acrescentou mesa e cadeiras, para compartilhar o amor que sente pela natureza. E é assim que, batendo um papo em volta do belo jardim, familiares, amigos e clientes ficam encantados e passam a desejar um “cantinho” como o da aposentada. Contudo, muitos que a visitam não sabem plantar e pedem um auxílio. Solange, então, doa alguma muda de seu acervo como forma de incentivo ou pede para trazerem uma muda da espécie favorita, juntamente com um vaso. Assim, ela cultiva e, quando a planta está vistosa, devolve-a ao dono.

Com toda essa dedicação, o meio ambiente dá sempre um jeito de presentear Solange com mimos. São orquídeas, brasileirinhas, brilhantinas, chifres-de-veado, folhas-da-fortuna, antúrios (sua espécie predileta), além de pés de goiaba, jabuticaba, limão e abóbora. Por falar em abóbora, há pouco mais de um mês, ela arrancou do pé uma abóbora de 7,6 kg.

É de se imaginar que, com um jardim assim, a aposentada ficaria na casa pelo resto da vida na companhia de seu marido Aroldo, com quem convive há 35 anos no local. Entretanto, Solange revelou que seus quase 70 anos não a impedirão de concretizar mais um sonho em 2019: adquirir um sítio no município de Santa Maria de Jetibá. Caso seja premiada pelo destino, ela deixará o lar como herança para os dois filhos, três netos e três bisnetos e mudará em definitivo para o sítio.

“Meu desejo é ter um sítio para continuar fazendo o que mais amo, dedicar-me à natureza, só que em um espaço maior, onde possa ter uma horta repleta de aipim, abóbora, batata, feijão e quiabo, além de uma criação de galinhas e porcos”, contou a aposentada.

Data de Publicação: sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

ACOMPANHE O IPC

Endereço:
Rua Edgar Gonçalves, s/n - Campo Grande - Cariacica/ES
CEP: 29146-550

Telefone: (27) 3396-7544
E-mail: comunicacaoipc@ipccariacica.es.gov.br

Atendimento ao público:
De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h