IPC é eficiente na gestão de recursos

Mesmo diante de um cenário desafiador em 2018, o IPC mostrou-se eficiente na gestão de seus recursos. Como resultado desse bom trabalho, o Instituto alcançou uma rentabilidade superior a 90% de sua meta atuarial e obteve o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). Isso tudo graças à participação ativa e qualificada de seu Comitê de Investimentos.

Alcançar esse índice na meta atuarial é dizer que o IPC atingiu a rentabilidade necessária das aplicações financeiras para que o plano de previdência garanta o cumprimento de seus compromissos futuros. Ou seja, trata-se do equilíbrio financeiro do Instituto e do cumprimento de seus objetivos.

Além desse bom resultado, o Instituto conquistou o CRP. O certificado é o documento que atesta a boa gestão do IPC perante a federação. Isso porque ele é fornecido pela Secretaria de Previdência (Sprev), possui validade de seis meses e atesta que o IPC segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários a seus segurados.

Todos esses resultados positivos, ao longo de 2018, foram possíveis também graças ao Comitê de Investimentos. Esse grupo, por meio de estudos com bancos parceiros e com a empresa que presta consultoria ao IPC na área de investimentos, definiu como os recursos do Instituto deveriam ser realocados, de modo a diversificar sua carteira de investimentos e minimizar os riscos em aplicações financeiras.

Dentre essas aplicações, estão os recursos provenientes dos descontos feitos em folha de pagamento dos servidores da Prefeitura de Cariacica e o recolhimento patronal, que vem diretamente da Prefeitura. Toda a estratégia de investimentos adotada pelo Comitê do Instituto é descrita na ‘Política de Investimentos’, documento que fica disponível no menu ‘Transparência’ do site do IPC.

IPC em 2019

Não havendo alterações de impacto no mercado financeiro e tendo como base as previsões econômicas para 2019, o IPC espera atingir este ano 100% de sua meta atuarial.

Data de Publicação: quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019