IPC capacita CMEI Luiz Santiago Filho no programa Educação Previdenciária

Na última quinta-feira (27), o IPC capacitou os servidores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Luiz Santiago Filho, situado em Campo Verde, no programa Educação Previdenciária. Eles conheceram os critérios para concessão de benefícios oferecidos pelo Instituto, tais como: pensão vitalícia; aposentadoria compulsória, integral, proporcional e, a tão conhecida, aposentadoria especial do Magistério. Além disso, passaram a entender melhor sobre regras de transição, abono permanência, averbação de tempo de serviço e as diferenças básicas entre Regime Próprio e Geral de Previdência Social. 

A palestra foi ministrada pelo procurador previdenciário, Alexsander Siqueira Silva, pela diretora técnico-previdenciária, Christiani Maria Vieira, pela gerente de Perícia, Juliana Gomes Cassiano da Silva e pela diretora-presidente do IPC, Shirlene Pires Mesquita. Shirlene aproveitou o momento para abordar ainda sobre a estrutura do Instituto, como são geridos os fundos financeiro e previdenciário e a importância da participação dos servidores nos conselhos da autarquia, para acompanharem e fiscalizarem as ações realizadas.

 

 

A professora Fabíola Dalgobo Rodrigues Oliveira considerou a iniciativa de suma importância. “Há muitos mitos no magistério relacionados aos benefícios previdenciários, principalmente, a respeito de aposentadoria especial. Fiquei sabendo hoje que o cargo de pedagogo não faz jus a esse tipo de aposentadoria. Nesse sentido, essa ação proporciona a troca de informações com servidores, que, muitas vezes, não tem tempo de ir à autarquia esclarecer suas dúvidas”, afirmou. 

 

 

 

 

 

Dúvidas de profissionais que também começaram a atuar há pouco tempo na rede, como é o caso da professora Karla Prudêncio Rosario Rogério. “Trabalho há menos de dois anos no magistério e, por meio desse treinamento, fiquei conscientizada sobre meus direitos e deveres como servidora, conheci a estrutura do IPC, como ele gere seus recursos e aprendi sobre regras de transição de aposentadoria. A capacitação foi perfeita. Muito completa”, disse.

 

Data de Publicação: terça-feira, 02 de julho de 2019

ACOMPANHE O IPC

Endereço:
Rua Edgar Gonçalves, s/n - Campo Grande - Cariacica/ES
CEP: 29146-550

Telefone: (27) 3396-7544
E-mail: comunicacaoipc@ipccariacica.es.gov.br

Atendimento ao público:
De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h