Perguntas Frequentes

INFORMAÇÕES BÁSICAS

 

1) O que compete ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC)?

R: O IPC é responsável pela concessão, fixação de proventos, pagamento e manutenção dos benefícios previdenciários aos segurados do Regime Próprio de Previdência do Município de Cariacica.

Incluem-se ainda outras competências e finalidades: a concessão de licença para tratamento da própria saúde, de licença por acidente em serviço ou doença profissional, de licença de gestação e lactação; a inspeção para ingresso no serviço público dos servidores estatutários efetivos; a realização de perícia médica para a concessão de aposentadoria por invalidez, bem como sua reavaliação, na forma da Lei Complementar 28/2009; a realização de eventos, palestras, cursos e oficinas em prol dos segurados do IPC, mediante a implementação de programas de pré e pós-aposentadoria; e a emissão de Certidão de Tempo de Contribuição dos servidores efetivos do município de Cariacica, vinculados a este Regime Próprio de Previdência.

2) Quais são a missão, visão e valores do IPC?

R: A missão do Instituto é conceder e gerir os benefícios previdenciários com qualidade, respeito e responsabilidade, fornecer informações e soluções adequadas, bem como atuar na promoção da melhoria da qualidade de vida dos beneficiários e servidores da municipalidade.

Desse modo, o IPC busca ser um exemplo de excelência dentre os Institutos de Previdência na gestão dos benefícios previdenciários, com a prestação de um serviço de qualidade em uma estrutura física apropriada e totalmente informatizada, além de oferecer condições que proporcionem a valorização dos seus servidores, bem como dos beneficiários.

Para nortear suas ações, o Instituto tem como valores: comprometimento e responsabilidade; companheirismo; ética; justiça; respeito ao próximo; moralidade; igualdade; dignidade; legalidade; impessoalidade; eficiência; humanismo; profissionalismo e confiabilidade.

3) O Instituto possui programas de Pré e Pós-Aposentadoria? Quais são os projetos desenvolvidos nesses programas?

R: Sim. Para conhecer os projetos, basta acessar o link https://bit.ly/2Je0CAc.

4) O IPC tem alguma cartilha previdenciária para orientar seus segurados?

R: Sim. Ela pode ser encontrada no link https://bit.ly/2qV0trG.

5) Para que serve a Certidão de Tempo de Contribuição e quem pode solicitá-la no IPC?

R: A Certidão é um documento que comprova o tempo de contribuição previdenciária e é utilizada para fins de cálculo de aposentadoria. Somente ex-servidores que contribuíram para o Instituto podem solicitá-la. Para informações mais detalhadas a respeito do assunto, basta entrar em contato com o IPC, por meio do telefone 3396-7544.

6) Como solicitar a aposentadoria?

R: Para requerê-la, o servidor deverá comparecer ao setor de Protocolo/Atendimento do IPC, munido dos seguintes documentos: cópia do processo de averbação (caso tenha); cópia simples e original do CPF; cópia simples e original da Carteira de Identidade; cópia simples e original da Certidão de Casamento/Nascimento ou união estável; Declaração de Tempo de Serviço (regência em sala de aula expedida pela Seme) somente para aposentadoria especial; cópia do contracheque (atualizado/do mês); comprovante de residência atualizado; comprovante de dados bancários (ex: cartão bancário, que vem com agência e número da conta) e Título de Eleitor.

7) Para que serve o recadastramento e quais são os documentos necessários para realizá-lo?

R: Por meio do recadastramento, o IPC atualiza os cadastros de seus beneficiários e, assim, consegue avaliar se os benefícios estão sendo pagos a quem é de direito, identificar beneficiários falecidos e desenvolver uma comunicação mais eficiente com seu público, seja por telefone, e-mail, site ou redes sociais. Ele deve ser feito em dia útil no mês de aniversário. A documentação necessária para realizá-lo encontra-se neste link: https://goo.gl/2Z1JA5.

8) Como acesso o calendário de pagamentos dos benefícios?

R: O calendário de pagamentos pode ser encontrado no link https://bit.ly/2vH1MiD.

 

PORTAL DO SEGURADO

 

1) Quais são o meu login e senha iniciais no Portal do Segurado?

R: O login e a senha iniciais são, respectivamente, o CPF do beneficiário e o número de matrícula.

2) Como consigo alterar minha senha de acesso ao Portal do Segurado?

R: Após o primeiro acesso, a senha poderá ser modificada por meio da opção ‘Alterar minha senha’. Clique nessa opção, insira sua senha atual, digite duas vezes a nova senha e clique em ‘Alterar’.

3) Como consigo alterar meus dados pessoais?

R: Os dados pessoais poderão ser alterados por meio da opção ‘Dados Pessoais’. Fique atento, pois a inserção da maioria dos dados é obrigatória. Ao fim das alterações, não se esqueça de clicar em ‘Salvar’.

4) Como consigo visualizar, baixar e imprimir meus contracheques?

R: Clique na opção ‘Emitir Holerite/Contracheque’, selecione o mês e o ano desejado e clique em ‘Emitir’. Na próxima tela, já será possível visualizar o contracheque. Caso o beneficiário queira baixá-lo, basta clicar em ‘Download’ e, se desejar imprimi-lo, é só clicar em ‘Imprimir’.

5) Como consigo visualizar, baixar e imprimir meu Comprovante de Rendimentos para o Imposto de Renda?

R: Clique na opção ‘Comprovante de Rendimentos Pagos’, selecione o ano desejado e clique em ‘Emitir Comprovante’. Na próxima tela, já será possível visualizar o comprovante. Caso o beneficiário queira baixá-lo, basta clicar em ‘Download’ e, se desejar imprimi-lo, é só clicar em ‘Imprimir’.

6) Se após todos esses esclarecimentos ainda tiver dúvidas, com quem entro em contato?

R: As dúvidas poderão ser esclarecidas com o setor de Protocolo/Atendimento, por meio do telefone 3396-7544.

 

AGENDAMENTO DE PERÍCIA ONLINE

 

1) Quais são os benefícios do agendamento de perícia online?

R: A ferramenta irá agilizar processos e trazer mais comodidade aos beneficiários. Com o agendamento online, servidores aposentados por invalidez, da ativa, efetivos ou contratados que estão ingressando na Prefeitura não precisarão mais ligar ou comparecer ao IPC para agendarem, cancelarem ou remarcarem suas perícias.

2) Como acessar o sistema de agendamentos?

R: Clique no botão ‘Agendamento de Perícia Médica’, localizado abaixo da notícia destaque, no canto esquerdo. Após clicar nesse botão, irão aparecer dois ícones: ‘Já sou cadastrado’ e ‘Exame Admissional’. Quem tem ou já teve algum vínculo com a Prefeitura de Cariacica deverá clicar em ‘Já sou cadastrado’ e, em seguida, digitar no login o CPF (sem pontos e sem traço) e na senha a data de nascimento completa (sem as barras). Já o candidato convocado em processo seletivo, deverá clicar em ‘Exame Admissional’, preencher um pequeno cadastro e clicar no botão ‘Continuar’. Com o registro efetuado, o candidato deverá clicar agora em ‘Já sou cadastrado’.

3) Como marcar perícia?

R: Dentro do sistema de agendamentos, clique no menu ‘Perícia Médica’ e no botão ‘Agendar Perícia’. Selecione o tipo de perícia (admissional ou licença-saúde), escolha uma data e horário disponível e clique em ‘Agendar Perícia’. Ao realizar essa operação, será gerado um requerimento em PDF, que poderá ser salvo ou impresso. Caso o requerimento não apareça na tela, o servidor ou candidato deverá checar se a função pop-up do navegador está bloqueada. É bom lembrar que o atendimento no IPC é por ordem de chegada, com distribuição de senha.

4) Como cancelar e remarcar perícia?

R: Basta acessar o sistema da Perícia, que fica localizado abaixo da notícia destaque, e realizar um novo agendamento. O servidor ou candidato deverá escolher novamente o tipo de perícia (admissional ou licença-saúde), a data e horário disponíveis, e clicar em ‘Agendar Perícia’. Quando aparecer a mensagem ‘Favor cancelar a consulta já marcada, antes de marcar um novo atendimento’, basta clicar em ‘OK’, em cima do agendamento a ser cancelado e no botão ‘Cancelar Consulta’.

5) Como confirmo meu agendamento?

R: Para confirmá-lo, entre em contato com o IPC, por meio do telefone (27) 3396-7544, e tecle 2 para falar com o setor de Perícia Médica.

6) Onde fico sabendo se minha licença foi deferida?

R: Por meio do link https://bit.ly/2Hus2Ow. Ao acessar essa página, o servidor irá visualizar o campo ‘Busca por Termos’, onde deverá digitar seu nome ou número de matrícula. Realizado o procedimento, ficará visível a opção ‘Lei Original’, documento que poderá ser impresso, caso o servidor deseje uma cópia.

7) Onde encontro os formulários utilizados e cobrados pelo setor de Perícia Médica?

R: Esses formulários podem ser acessados e impressos no link https://bit.ly/2HqiWCw.

8) Se após todos esses esclarecimentos ainda tiver dúvidas, com quem entro em contato?

R: As dúvidas poderão ser esclarecidas com o setor de Perícia Médica.

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Rua Edgar Gonçalves, s/n - Campo Grande - Cariacica/ES
CEP: 29146-550

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De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h