9 dicas de saúde para o verão

 

O verão é um período muito agradável para grande parte dos brasileiros, com programações que envolvem passeios, viagens e também um maior consumo de lanches. Contudo, são necessários alguns cuidados para não ser pego de surpresa com doenças típicas da estação, tais como: intoxicação alimentar; dermatoses e os tão conhecidos vírus da dengue, Chikungunya e Zika.

Pensando nisso, o IPC separou nove dicas para que seus segurados possam aproveitar o verão da melhor forma possível e com muita saúde. Elas foram elaboradas com todo o carinho pela médica previdenciária do Instituto, Patrícia Binda. Confira logo abaixo:

 

1. Lave as mãos com frequência

Adote o hábito de lavar as mãos com frequência. Esfregue bem as mãos com sabão ou sabonete, enxágue e enxugue. Faça uso de álcool em gel, sobretudo quando for lidar com crianças ou se alimentar.

2. Armazene alimentos na geladeira

Alimentos à base de leite e seus derivados bem como outros que necessitam de refrigeração devem ser mantidos a maior parte do tempo dentro da geladeira. Sirva-se e guarde-os imediatamente.

3. Mantenha-se hidratado

Beba bastante água e ofereça, constantemente, líquidos para as crianças. Dê preferência à água ou água de coco e evite refrigerantes, sucos e outras bebidas adoçadas.

4. Lave-se bem após piscina ou praia

Quando retornar para casa após um tempo na piscina ou na praia, tome um bom banho. Lave-se bem e, depois, enxugue cada parte do corpo. Lembre-se de dar uma atenção especial às crianças!

5. Use protetor solar

É essencial utilizar protetor e também conciliá-lo com métodos de barreira, tais como: chapéu de aba larga; óculos de sol e camisa de proteção UV. Se for em praia ou piscina, é recomendável ficar debaixo da sombrinha e, se possível, em um ambiente coberto onde não se veja o céu. Isso porque, ao contrário do que se pensa, a sombrinha não protege totalmente da radiação solar.

6. Evite exposição ao sol nos horários mais quentes

A radiação solar é mais perigosa entre 10 e 15h. Portanto, evite ir à praia nesses horários, especialmente, acompanhado de crianças. Opte pelo período da manhã, entre 7 e 9h, ou pelo final da tarde, entre 16 e 18h.

7. Faça a desinfecção de frutas e verduras

Adote o hábito de deixar frutas e verduras de molho, durante 15 minutos, em uma solução de hipoclorito de sódio (2%) em água. Use cinco gotas para cada litro de água. Dessa forma, você higieniza seus alimentos e evita doenças como a intoxicação alimentar.

8. Evite alimentos oferecidos por ambulantes

O risco de contaminação por alimentos de ambulantes é muito grande, em razão da condição de exposição ao ambiente e às elevadas temperaturas. É bom evitar esse tipo de refeição.

9. Elimine qualquer recipiente que possa conter água

Antes de colocar um recipiente em um local, pense: “- Se chover, vai juntar água aqui?” Isso porque o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika, não procura água para colocar seus ovos, mas qualquer local que possa conter água. Portanto, muito cuidado!

 

Fotos: Shutterstock (capa) e Flying Colours Ltd/Getty Images (matéria)

Data de Publicação: sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

ACOMPANHE O IPC

Endereço:
Rua Edgar Gonçalves, s/n - Campo Grande - Cariacica/ES
CEP: 29146-550

Telefone: (27) 3396-7544
E-mail: comunicacaoipc@ipccariacica.es.gov.br

Atendimento ao público:
De segunda a sexta-feira, das 8 às 13h