10 dicas de saúde para o verão

Céu aberto, sol, férias, curtição: elementos que tornam o verão um período de muita alegria para os brasileiros. Contudo, são necessários alguns cuidados para fortalecer o organismo e prevenir problemas de saúde relacionados à estação.

Pensando nisso, o IPC separou algumas dicas para que seus segurados aproveitem o verão da melhor forma. Elas foram elaboradas pela médica previdenciária do Instituto, Patrícia Binda. Confira abaixo e compartilhe com conhecidos, amigos e familiares:

 

1. Cuide da alimentação

No calor, a digestão costuma ficar mais lenta. Por isso, opte por refeições leves e alimentos que contenham água. Desse modo, você ficará alimentado e hidratado.

 

2. Pratique exercícios  

Mantenha seu corpo ativo. Movimentar o corpo aumentará sua disposição e o deixará muito mais saudável. Mas, atenção! Não descuide da hidratação.

 

3. Busque mais a sombra

Evite exposição excessiva ao sol. Procure caminhar na sombra e beba muita água. Caso contrário, você poderá perder muito líquido, levando-o a uma desidratação. E desidratação, em alguns casos, pode matar.

 

4. Cuide da pele

Apesar do sol ativar vitamina D, é preciso escolher os horários com menor incidência de raios ultravioletas: antes das 10 e após as 16h. O filtro solar também é importantíssimo e deve ser usado não somente em idas à praia ou à piscina. A utilização diária do produto retarda o envelhecimento precoce e previne doenças gravíssimas, como o câncer de pele.

 

5. Use roupas confortáveis e leves

Opte por vestes mais claras, já que essas refletem a luminosidade e, assim, esquentam menos. Já as de tom escuro absorvem mais a luz, portanto, aumentam a sensação de calor. Prefira ainda tecidos leves produzidos com materiais que absorvam o suor, como o algodão.

 

6. Beba bastante líquido

Ingira a maior quantidade possível de líquido. Além da água pura, são recomendados sucos naturais e água de coco.

 

7. Não exagere no álcool

A moderação na ingestão de bebidas alcóolicas pode evitar acidentes e sustos.

 

8. Fique atento às profundidades e às crianças

Prefira nadar em locais rasos, para evitar câimbras e possíveis afogamentos. Pelas mesmas razões, deixe brinquedos fora d'água, para não atrair as crianças para o fundo.

 

9. Cheque a cobertura na região e carregue o celular

Antes de realizar trilhas, certifique-se da qualidade do sinal e deixe seu celular carregado. Esse procedimento será de grande utilidade, caso você se perca ou precise de socorro.

 

10. Aprecie a paisagem com moderação

Ao tirar fotos ou apreciar paisagens, observe se o ambiente está localizado em área íngreme ou próximo a penhascos. Não transforme uma boa e agradável aventura num episódio trágico!

Data de Publicação: segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

ACOMPANHE O IPC

Endereço:
Rua Edgar Gonçalves, s/n - Campo Grande - Cariacica/ES
CEP: 29146-550

Telefone: (27) 3396-7544
E-mail: comunicacao.ipc@cariacica.es.gov.br

Atendimento ao público:
De segunda a sexta-feira, das 8 às 15h