IPC alerta sobre os perigos do álcool e cigarro

Álcool e cigarro são muito mais do que vícios. Essas drogas debilitam funções de órgãos vitais do organismo como o cérebro e o coração, expondo o corpo a riscos que podem levar à morte. E nada mais oportuno do que repercutir esse assunto no mês de fevereiro, período em que são realizadas campanhas relacionadas ao combate às drogas e ao alcoolismo. 

Nesse sentido, de acordo com o último ‘Relatório de Status Global sobre Álcool e Saúde’, produzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2016, 3 milhões de pessoas morreram e mais de 130 milhões desenvolveram doenças incapacitantes, devido ao consumo dessa substância. Já com relação ao cigarro, dados de 2019, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), mostram que o tabaco mata mais de 7 milhões de indivíduos todos os anos, somente por uso direto, e mais de 1 milhão pelo fumo passivo.

Diante desse quadro, a médica previdenciária do IPC, Patrícia Binda, preparou um material com perguntas e respostas, para alertar os segurados a respeito do tema. Confira e compartilhe com conhecidos, amigos e familiares: 

 

1) De que forma o álcool compromete o organismo?
Há quem ache que o álcool não faça tão mal ao organismo, o que se trata de uma falsa impressão. Ao ingerir essa substância, o indivíduo expõe diversas partes do corpo a riscos, devido à alteração que causa no funcionamento dos órgãos. O consumo compromete desde ossos e músculos até funções vitais referentes ao cérebro e coração.

 

2) Quais são as principais doenças que o alcóolatra pode desenvolver?
Câncer de esôfago e laringe; pancreatite e cirrose hepática.

 

3) De que forma o cigarro compromete o organismo e quais são as principais doenças decorrentes de seu consumo?
É importante destacar que o tabagismo prejudica o corpo tanto em sua parte estética quanto funcional. Quanto à primeira, acelera o envelhecimento, com o aparecimento precoce de rugas e manchas na pele. Já com relação às doenças que o cigarro provoca, as mais frequentes são: as cardiovasculares; a bronquite crônica; o enfisema pulmonar; e o câncer (pulmão, laringe, esôfago e estômago).


4) Quais são as melhores formas de prevenção ao alcoolismo e tabagismo, bem como de todos os males citados?
Naturalmente, evitar o uso dessas substâncias e, paralelamente, realizar exames de rotina, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas.  Desse modo, você irá obter mais qualidade de vida, além de prevenir ou detectar doenças em seu organismo. Caso você ou pessoas à sua volta notem que seu consumo chegou a um nível crônico, a orientação é buscar ajuda terapêutica, com psicólogo e psiquiatra.

 

Foto: Divulgação

Data de Publicação: sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

ACOMPANHE O IPC

Endereço:
Rua Edgar Gonçalves, s/n - Campo Grande - Cariacica/ES
CEP: 29146-550

Telefone: (27) 3396-7544
E-mail: comunicacao.ipc@cariacica.es.gov.br

Atendimento ao público:
De segunda a sexta-feira, das 8 às 15h