Pró-Gestão é tema de Roda de Conversa

Como dizia um grande comunicador do século passado: “quem não se comunica, se trumbica”. E foi por meio da fala e da informação que aconteceu na tarde desta sexta-feira (28), o evento Roda de Conversa: “Pró-Gestão e seus impactos para o IPC”. A ação promovida pelo o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão) e teve como mediador o diretor técnico Previdenciário, do Instituto de Previdência de Cariacica, Celso Andreon.

O evento foi pautado em três momentos: a história do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), a criação do Pró-Gestão e sua implantação, e os desafios de atingir as metas estabelecidas e os níveis fixados pelo Programa de Gestão. Em sua explanação, Andreon lembrou que os níveis de excelência exigidos pelo Pró-Gestão são baseados nos pilares: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.

O diretor previdenciário destacou, ainda, que essas três dimensões são atreladas às áreas de atuação do RPPS, que são: administrativa, arrecadação, atendimento, atuarial, benefícios, compensação previdenciária, financeira, investimentos, jurídica e tecnologia da informação. “O Brasil possui 2.150 RPPS espalhados pelo país e cerca de 10 milhões de segurados. Isso significa que as autarquias precisam ser saudáveis e equilibradas”, frisou Celso Andreon.

Em sua explanação, ele lembrou que, hoje, o IPC encontra-se com certificação Nível III e vem trabalhando para alcançar o Nível IV. “A certificação tem duração de três anos. Porém, digo que o processo de manutenção e avanço na certificação é constante porque as auditorias são permanentes ao longo desse tempo”, ressaltou.

A diretora-presidente do IPC, Cristina Zardo, acrescentou que o Pró-Gestão é um tema que necessita de constantes debates para que suas políticas sejam cada vez mais aperfeiçoadas. “Aprofundar esse tema é de extrema importância para a gestão pública”, destacou.

Ao longo da conversação, o diretor previdenciário discorreu por vários temas que envolvem o Pró-Gestão. Por isso, o evento conseguiu reunir um público variado entre: conselheiros, servidores do IPC, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. Além disso, contou com a participação de representantes dos municípios da Serra e de Viana.

Para trazer mais segurança a todos os participantes, a Roda de Conversa aconteceu no formato híbrido e, assim, evitar aglomeração.  Por causa da pandemia e em cumprimento às regras sanitárias, o evento foi transmitido pela plataforma Zoom e pelo canal do IPC no YouTube.  Para aqueles que optaram em participar de forma presencial, o IPC disponibilizou 25% das cadeiras do auditório.

Saiba mais:

Confira o material apresentado no evento Roda de Conversa: “Pró-Gestão e seus impactos para o IPC”.

Assista no YouTube o evento Roda de Conversa: “Pró-Gestão e seus impactos para o IPC”.

Data de Publicação: sexta-feira, 28 de maio de 2021

E-mail: comunicacao.ipc@cariacica.es.gov.br