Diretoria e servidores participam de curso da Acip sobre Reforma Previdenciária

Representantes do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC) participaram nesta terça-feira (31), do curso sobre a Reforma da Previdência, especificamente referente às regras de Benefícios e ao Regime de Previdência Complementar, com ênfase na EC nº 103/2019. O evento foi promovido pela Associação Capixaba dos Institutos de Previdência (Acip), em parceria com a ABCPREV Consultoria e Gerenciamento. O palestrante convidado para apresentar o tema ao público foi o professor Douglas Tanus, especialista em Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

O diretor Previdenciário do IPC, Celso Andreon, e os servidores Adelita Schreider e Anderson Mattos participaram da capacitação que ocorreu no  auditório do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM).  A ação contou com a presença de  integrantes da diretoria da Acep, do presidente do IPAJM, José Elias Marçal, e diretores da autarquia, bem como do conselheiro do Tribunal de Contas/ES, João Luiz Cotta Lovati.  Também participaram da capacitação os servidores de Institutos de Previdência dos municípios de Ibiraçu, Fundão, Domingos Martins e  Guarapari.

Como o tema abordado é bastante vasto, o curso foi dividido em sete módulos para melhor explanação. Foram apresentados os seguintes temas: Noções preliminares sobre os benefícios previdenciários; Requisitos da aposentadoria e pensão; Elegibilidade à aposentadoria do professor, Saúde do servidor, Elegibilidade à aposentadoria especial; Conceitos aplicáveis às pensões e Cálculo dos benefícios.

Além da explanação do professor Douglas Tanus, os participantes do encontro tiveram a oportunidade de conferir a apresentação do diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Estado (Preves), Alexandre Wernersbach Neves.

"É com alegria que depois de muito tempo possamos fazer uma capacitação presencial, onde há bastante integração, troca de ideias e experiências", destacou o presidente da Acip, Wilson Marques, na abertura do evento.

Para o diretor Previdenciário do IPC, Celso Andreon, o encontro proporcionou uma análise apurada sobre a EC 103/2019 e da previdência complementar. “Nosso esforço institucional é implementar a previdência complementar até novembro de 2021. Queremos também apresentar uma primeira minuta de lei de adequação do município às regras previdenciárias previstas na EC 103 até o fim de outubro”, planeja.

 

Data de Publicação: quarta-feira, 01 de setembro de 2021

ACOMPANHE O IPC

Endereço:
Rua Edgar Gonçalves, s/n - Campo Grande - Cariacica/ES
CEP: 29146-550

Telefone: (27) 3396-7544
E-mail: comunicacao.ipc@cariacica.es.gov.br

Atendimento ao público:
De segunda a sexta-feira, das 8 às 15h