Novembro Azul: unidades de saúde promovem ações de prevenção contra o câncer de próstata

A campanha Novembro Azul de conscientização em torno das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, conta com diversas ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Ceasa e na localidade de Duas Bocas. Entre as atividades de promoção à saúde do homem estão pedidos de exames, palestras e orientações.

O movimento Novembro Azul teve sua origem na Austrália em 2003 e hoje ocorre em mais de 21 países. Desde então, diferentes estratégias de conscientização sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce de doenças mais prevalentes que atingem aos homens são realizadas por diferentes instituições.

O movimento Novembro Azul teve sua origem na Austrália em 2003 e hoje ocorre em mais de 21 países. Desde então, diferentes estratégias de conscientização sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce de doenças mais prevalentes que atingem aos homens são realizadas por diferentes instituições.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.  
 

Confira as programações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

 

Jardim América

Dias 12, 19 e 26, às 8h: Roda de conversa com os usuários da UBS sobre “A saúde mental dos homens diabéticos e a importância da alimentação saudável”.  

 

São Francisco

Todos os dias de novembro: oferta de forma mais efetiva aos homens testes rápidos de Hepatite, HIV, Sífilis e outros.

Dia 10, às 8h: em frente ao supermercado do bairro acontece o Dia “D” de  Prevenção e Promoção da Saúde Masculina, com aferição de sinais vitais, orientações nutricionais, medição do IMC, marcador de consumo alimentar, oferta de solicitação de exames laboratoriais.  

Dia 11, às 8h: no auditório da UBS haverá dinâmica de grupo, apresentação sobre relações de gênero (homem x mulher), apresentação sobre a saúde mental do homem, palestra sobre saúde masculina e origem do Novembro Azul.  

 

Oriente

Dia 19: durante todo o dia oferta de teste rápido de sífilis e HIV, solicitação de exames (PSA, hemograma completo, colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia, ureia, creatinina, ácido úrico, sódio, potássio e EAS), agendamento prévio de consulta individual com equipe multidisciplinar, roda de conversa sobre câncer de próstata e infecções sexualmente transmissíveis (IST).    
 

Santa Bárbara

Dia 18, às 13h: palestras sobre câncer de próstata e prevenção de diabetes, aferição de glicemia e pressão arterial, solicitação de PSA, teste rápido de IST, agendamento de consulta de saúde do homem, e café da tarde.  
 

Campo Verde

Dia 24: mutirão durante o dia com pedidos de exames laboratoriais, testes rápidos de IST e orientações voltadas à saúde masculina, pedido de exame PSA e outros de rotina, atualização de cadastro, palestras, roda de conversa, exibição de vídeos sobre alimentação, nutrição, autocuidado e saúde mental, realização de ações em odontologia voltada para o homem, atualização do cartão de vacina, e consulta de enfermagem. 

 

Valparaíso

Dia 29, às 14h: palestra conjunta das enfermeiras, nutricionista e com o médico generalista da UBS sobre a saúde do homem, oferta de teste rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e orientações nutricionais.

 

Ceasa

Dias 17, 18 e 19, das 7h às 13 horas: a Secretaria de Saúde realiza a Semana da Saúde do Homem na Ceasa, com atividades de promoção e prevenção, destinadas ao público masculino. Serão ofertadas orientações em saúde, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, vacinação, orientação sobre saúde bucal, alimentação e nutrição e outros serviços voltados ao público masculino.

 

Duas Bocas

Dia 20: atividades em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). 

 

Reportagem: Joviana Venturini

Foto: Arte/PMC

 

 

 

 

Data de Publicação: terça-feira, 09 de novembro de 2021

ACOMPANHE O IPC

Endereço:
Rua Edgar Gonçalves, s/n - Campo Grande - Cariacica/ES
CEP: 29146-550

Telefone: (27) 3396-7544
E-mail: comunicacao.ipc@cariacica.es.gov.br

Atendimento ao público:
De segunda a sexta-feira, das 8 às 15h