Seminário debate sobre a  gestão do RPPS frente aos desafios previdenciários e de saúde ocupacional

Finalizando o ciclo de ações que aconteceram durante este ano,  o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, o Pró-Gestão, realizará, nesta sexta-feira (26), às 9h, o seminário “A gestão do RPPS frente aos desafios previdenciários e de saúde ocupacional“. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores de Cariacica e faz parte do plano de ações da Programação das Atividades de Capacitação e o Calendário das Ações de Educação Previdenciária de 2021, do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC).

 Desde o início do ano, foram realizados: audiência pública, palestras, rodas de conversa, workshops e seminários voltados para o bem-estar, aposentadoria e planejamento da vida pessoal e profissional dos beneficiários. A escolha dos temas abordados tem como proposta informar, orientar e instruir sobre a importância das ações de educação financeira, previdenciária e fiscal, além de tratarem de assuntos como da saúde e qualidade de vida.

O seminário abordará duas temáticas. A primeira palestra será ministrada pelo procurador previdenciário do IPC, Alexsander Siqueira Silva, e terá como tema “Conhecimentos básicos sobre as regras de acesso aos benefícios previdenciários”. A segunda parte do evento apresentará a palestra “A importância da saúde ocupacional no trabalho”, ministrada pela médica previdenciária do IPC, Patrícia Binda.

De acordo com Alexsander Siqueira, o conhecimento sobre as regras de acesso aos benefícios previdenciários é fundamental para a organização futura do servidor. “Diante disso, é preciso estar atento às novas legislações para que o instituto esteja cumprindo o que preconiza os diplomas legais, aprimorando o funcionamento da autarquia e melhor atendendo ao munícipe”, destacou o procurador previdenciário do IPC.

Na outra palestra, a médica Patrícia Binda explanará sobre saúde no trabalho. Segundo ela, um serviço bem estruturado de saúde ocupacional permite o levantamento e avaliação dos riscos em atividades desempenhadas  pelos trabalhadores, bem como adoção de medidas para mitiga-los. “Os benefícios de uma política de saúde ocupacional consistente podem ser percebidos tanto por empregados quanto por empregadores, refletindo em redução do absenteísmo, aumento de produtividade e melhora do clima organizacional”, ressaltou a médica previdenciária do IPC.

 

 

Serviço:

A gestão do RPPS frente aos desafios previdenciários e de saúde ocupacional

 

Data: 26/11/2021

Horário: 9 horas

Local: Câmara de Vereadores de Cariacica

 

 

Data de Publicação: quinta-feira, 18 de novembro de 2021

ACOMPANHE O IPC

Endereço:
Rua Edgar Gonçalves, s/n - Campo Grande - Cariacica/ES
CEP: 29146-550

Telefone: (27) 3396-7544
E-mail: comunicacao.ipc@cariacica.es.gov.br

Atendimento ao público:
De segunda a sexta-feira, das 8 às 15h