A importância de uma boa noite de sono

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Dormir bem é, então, hábito que deve ser incluído na rotina de todos.

Especialistas recomendam em média 8 horas de sono por dia, sem interrupções. Este número pode variar de acordo com a idade de cada indivíduo e as necessidades de desenvolvimento de seu corpo, de acordo com o indicado.

Adultos necessitam de 7 a 8 horas de sono de qualidade e em horários regulares por dia;

Adolescentes precisam dormir cerca de 8 a 10 horas diariamente; 

Crianças necessitam de 9 a 13 horas de sono a cada dia;

Bebês precisam dormir de 12 a 16 horas por dia.

 

Fases do Sono

Dormir bem não considera apenas o total de horas de sono. É importante ter um sono de boa qualidade, para que você se sinta descansado ao acordar. Ter regularidade no horário de dormir também é um fator essencial para criar bons hábitos noturnos.

A quantidade de tempo em que se dorme pode favorecer o ciclo de sono completo do organismo, de acordo com as fases listadas abaixo.

Na primeira fase, a pessoa está adormecendo - em uma zona entre estar acordado e estar dormindo. Neste momento o cérebro está trabalhando de maneira irregular, o corpo relaxa e a respiração fica mais lenta.  

O sono leve se inicia na segunda fase, quando a temperatura do corpo e os batimentos cardíacos diminuem.

Na terceira fase, as ondas cerebrais diminuem seu ritmo e a pessoa entra em sono profundo.

A quarta fase ocorre durante este momento desacordado e é quando organismo libera hormônios de crescimento, tecidos se recuperam e o corpo repõe a energia gasta.

É na quinta fase que a pessoa começa a sonhar. O cérebro acelera novamente seu funcionamento e realiza uma espécie de faxina na memória, mantendo as informações importantes que foram recebidas no dia.

 

Dormir bem, vida saudável

Um sono de qualidade e por tempo adequado pode proporcionar diversos benefícios à saúde do organismo em geral. Por fortalecer o sistema imunológico, liberar a produção de alguns hormônios e consolidar a memória, dormir bem pode te ajudar a:

Manter um peso saudável;

Diminuir o risco de desenvolver doenças como diabetes e problemas cardiovasculares;

Ficar doente com menor frequência;

Reduzir o estresse;

Melhorar o humor e a sociabilidade;

Concentrar-se melhor;

Evitar acidentes causados pelo cansaço.

Quando as pessoas dormem o suficiente, elas não apenas se sentem melhor, mas também aumentam as chances de viver uma vida mais saudável e produtiva.

 

Riscos à saúde causados pela falta de horas de sono

Ao dormir menos de 8 horas por noite, uma pessoa atrapalha o funcionamento ideal de seu organismo, aumentando as chances de desenvolver doenças como:

Obesidade - pessoas que dormem menos de 6 horas por noite estão mais propensas ao ganho de peso que aqueles que possuem hábitos saudável de sono. Crianças que dormem pouco também estão mais propensas a desenvolver obesidade.

Diabetes - a privação do sono está relacionada com a falta de controle do açúcar no sangue pela insulina e pode ocasionar diabetes tipo 2.

Hipertensão e outras doenças cardiovasculares - uma noite com poucas horas de sono pode aumentar os riscos de calcificação da artéria coronária, o que leva ao ataque cardíaco. Também associa-se distúrbios do sono a um risco aumentado de hipertensão e irregularidade nos batimentos cardíacos.

Alterações imunológicas - a privação do sono aumenta níveis de mediadores inflamatórios, o que pode diminuir a capacidade do indivíduo de resistir a uma infecção.

Resfriados constantes - dormir menos que 7 horas por noite pode aumentar em três vezes as chances de desenvolver sintomas de resfriado com frequência.

Transtornos mentais - a privação do sono está também relacionada a problemas de saúde mental, especialmente à depressão. Pessoas com distúrbios do sono apresentam uma alta taxa do transtorno depressivo.

Em geral, a falta de uma boa noite de sono pode causar problemas de saúde, diminuir a expectativa de vida e influenciar no bem-estar diário. Estudos apontam que dormir por apenas 5 horas ou menos durante um dia pode aumentar cerca de 15% os riscos de mortalidade de uma pessoa.

 

 

Data de Publicação: segunda-feira, 04 de abril de 2022

ACOMPANHE O IPC

Endereço:
Rua Edgar Gonçalves, s/n - Campo Grande - Cariacica/ES
CEP: 29146-550

Telefone: (27) 3396-7544 / 3396-7038
E-mail: comunicacao.ipc@cariacica.es.gov.br

Atendimento ao público:
De segunda a sexta-feira, das 8 às 15h