Segurança e saúde do trabalhador no ambiente de trabalho

A sexta-feira (8) foi dedicada ao aprendizado sobre as medidas de prevenção adotadas para proteger os servidores e reduzir riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. E, assim, proporcionar um ambiente de trabalho saudável para que as tarefas laborais sejam realizadas da melhor forma possível. Essas e outras informações foram repassadas durante a palestra “Cuidados Básicos no Trabalho – Redução de Acidentes de Trabalho”.

Segurança do Trabalho foi um dos conteúdos escolhidos pelo Programa de Certificação Institucional e Mobilização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, o Pró-Gestão, para capacitar os servidores. A ação faz parte do Programa de Educação Previdenciária do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC).

O técnico em Segurança do Trabalho, da Secretaria de Gestão da Prefeitura de Cariacica, Everaldo Silva do Carmo, explicou sobre a importância de um ambiente de trabalho em conformidade com as Instruções Normativas (IN) da Consolidação das Leis do Trabalho. Em especial, a IN 17 que trata sobre Ergonomia – que trata das adaptações do trabalho para que os funcionários possam desenvolver as atividades de maneira segura e eficiente, de acordo com o perfil e ambiente de trabalho de cada pessoa.

Durante a explanação, Everaldo Carmo também explanou sobre doença profissional (que é produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade) e doença do trabalho (que é adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente).

A proposta da palestra foi a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Mas, quando eles acontecem, é preciso dar entrada na Licença por Acidente em Serviço ou Doença Profissional. “Caberá a chefia imediata do servidor, em caso de acidente em serviço, adotar as medidas necessárias para dar início ao processo de licença por perante o setor de perícia Médica do IPC”, destacou Everaldo do Carmo. Não esquecendo de apresentar toda a documentação exigida.

A segunda parte da palestra foi conduzida pela profissional da área de Educação Física, da Secretaria de Esporte e Lazer de Cariacica, Jordana Lírio de Amorim, que ministrou informações sobre a importância da ginástica laboral – que é praticada em intervalos de alguns minutos no ambiente de trabalho.

Para incentivar a prática da ginástica laboral, que é de baixa intensidade, então qualquer pessoa pode realizar, ela ensinou aos servidores alguns movimentos que ajudam a ter uma melhor  percepção corporal, reeducação de postura e compensação muscular.

"A ginástica laboral tem o objetivo de diminuir o número de acidentes de trabalho, prevenir doenças originadas por traumas cumulativos, prevenir a fadiga muscular, incentivar a disposição do servidor do início da jornada até o seu retorno e promover maior integração no ambiente de trabalho", ressaltou Jordana de Amorim.

 

Confira aaqui o material apresentado na palestra "Cuidados Básicos no Trabalho - Redução de Acidentes de Trabalho".

 

Destaques

          

          

 

 

Data de Publicação: sexta-feira, 08 de julho de 2022

ACOMPANHE O IPC

Endereço:
Rua Edgar Gonçalves, s/n - Campo Grande - Cariacica/ES
CEP: 29146-550

Telefone: (27) 3396-7544 / 3396-7038
E-mail: comunicacao.ipc@cariacica.es.gov.br

Atendimento ao público:
De segunda a sexta-feira, das 8 às 15h