Ouvidoria é tema de palestra para Conselho Administrativo

A Ouvidoria é um canal de comunicação direto entre o cidadão e o município de Cariacica e suas repartições e autarquia, permitindo que este colabore para a melhoria do serviço prestado por meio de elogios, críticas, sugestões, reclamações e denúncias de membros e servidores pertencentes à instituição. Devido a importância desse setor, nesta quinta-feira (14), os membros do Conselho Administrativo do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC) participaram de uma palestra sobre esse tema.

A ouvidora setorial do IPC, Adelita Schreider, explicou ao público que a ouvidoria é definida como uma instância de controle e participação social responsável por ser um canal  de transparência e aprimoramento da gestão pública. Por isso, entre as atribuições legais da ouvidoria, é possível destacar: a promoção da participação do cidadão na administração pública; o acompanhamento e aperfeiçoamento da prestação dos serviços; o auxílio na prevenção e correção de atos e procedimentos da administração pública; a proposição da adoção de medidas para a defesa dos direitos do cidadão; o recebimento, análise e encaminhamento das manifestações do cidadão, bem como a adoção de mediação e conciliação entre o cidadão e a instituição.

De modo geral, a ouvidoria cumpre uma função de representar os interesses do cidadão junto à administração pública, especialmente os usuários dos serviços públicos. ”O IPC costuma receber poucas demandas. Mas, quando elas chegam procuro das celeridade ao processo e responder o mais rápido possível”, destacou Adelita Schreider.

A ouvidora setorial também explicou sobre a importância do e-SIC (Serviço de Informação do Cidadão). Esse serviço permite que qualquer pessoa encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação. Em, Cariacica o SIC é disponibilizado de forma presencial ou eletrônica.

Procuradores

Na ocasião, o diretor-presidente do IPC, Aglimar Veloso Neto, aproveitou a oportunidade para apresentar os novos procuradores previdenciários do instituto aos conselheiros: Jean Ricardo Giacomin e Paula Furieri Guzzo.

Canais de transparência:

Ouvidoria Municipal: 162

Acesso online pela Ouvidoria Eletrônica: http://bit.ly/ouvidoria-cariacica

Ouvidoria Setorial: adelita.schreider@cariacica.es.gov.br

E-SIC FISICO: Secretaria Municipal de Controle e Transparência – SEMCONT. Funciona no prédio da Prefeitura de Cariacia.

E-mail: semcont@cariacica.es.gov.br

E-SIC eletrônico: https://transparencia.cariacica.es.gov.br/esic.aspx