5 dicas para você não esquecer de tomar seus remédios no horário correto

Tomar remédio na hora certa faz toda a diferença, e isso vale para todas as idades ou especialidades. Mas, ninguém está livre de esquecer a hora de tomar um comprimido, não é? O atraso dos medicamentos ou o esquecimento deles podem levar à descontinuidade do tratamento e, consequentemente, até o agravamento do quadro. Além disso, a estipulação de um horário corrobora a criação de uma rotina e ajuda o paciente a se lembrar de tomar o medicamento.

Algumas ações são importantes para as pessoas que fazem uso de medicação de uso prolongado. Por isso, se esquecer de tomar o remédio no horário correto não tome duas doses quando se lembrar. É melhor reajustar o horário para que o medicamento faça efeito dentro do prazo desejado.

A recomendação do horário ideal e intervalo para medicamentos de uso contínuo varia de acordo com a especialidade. O médico pode informar durante a consulta;

Caso esqueça de usar o medicamento, não interrompa a medicação se achar que já está se sentindo melhor  ou que o medicamento não está fazendo efeito. Cada um tem um tempo certo de ação, e a interrupção pode atrapalhar o tratamento.

Lembre-se que qualquer alteração na rotina, tanto dos medicamentos quanto da alimentação, deve ser comunicada ao médico, que irá verificar a necessidade de ajuste na medicação.

No caso de idosos, a preocupação vai além. Seja por utilizarem vários medicamentos ao mesmo tempo ou pela falta de atenção, pacientes idosos estão mais propensos a esquecer de tomar a dose indicada de seu remédio. Neste caso existem algumas sugestões extras:

Sendo assim,  o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC)  reuniu algumas dicas para você não esquecer de tomar seus medicamentos no horário certo:

 

Bons horários

Muitas vezes é sugerido que as medicações sejam tomadas em um intervalo específico de tempo, seja de 8 em 8 horas, 12 em 12, logo de manhã, após as refeições entre outros. Por isso, escolher horários que se encaixem em sua rotina pode ajudar a lembrar do medicamento.

 

Lembretes e despertadores

Atualmente, na era dos celulares e smartphones, fica cada vez mais fácil de usar seus recursos a nosso favor. Programar lembretes, instalar aplicativos e colocar alarmes pode ser a resposta para jamais esquecer de tomar seu remédio na hora correta.

 

Porta-comprimidos

Outra prática que pode ajudar muito no dia a dia é o uso de porta-comprimidos. Com esta ferramenta, é possível controlar as doses que devem ser administradas por dia por meio da organização das drágeas por dia da semana e hora do dia. Use o organizador de comprimidos, mas guarde também a embalagem e a bula.

 

Adesivos e Post-Its

Além dos métodos tecnológicos, é válido também aderir ao uso de post-its e lembretes visuais em locais de fácil acesso e visualização. Coloque um lembrete do horário do medicamento, por exemplo, porta da geladeira, quadro de avisos ou agenda.

 

Pedir para outra pessoa te lembrar

Falar para um amigo próximo ou membro da família lembrar dos medicamentos também é uma boa ideia. Até trocar mensagens comunicando o momento de administração dos comprimidos pode ajudar a manter o controle dos horários e doses e evita confusões. 

 

 

 

Data de Publicação: segunda-feira, 18 de julho de 2022

ACOMPANHE O IPC

Endereço:
Rua Edgar Gonçalves, s/n - Campo Grande - Cariacica/ES
CEP: 29146-550

Telefone: (27) 3396-7544 / 3396-7038
E-mail: comunicacao.ipc@cariacica.es.gov.br

Atendimento ao público:
De segunda a sexta-feira, das 8 às 15h