Ouvidoria

O IPC possui Ouvidoria presencial e eletrônica e tem como ouvidor setorial o servidor Daniel Vargas. Caso necessite solicitar informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações sobre o Instituto, clique no ícone 'Ouvidoria', localizado na página principal do site, logo abaixo do botão 'Agendamento de Perícia Médica'.

 

OBJETIVO E ATRIBUIÇÕES

 

O objetivo da Ouvidoria do IPC é possibilitar a prestação de um serviço público de qualidade, estimulando ações norteadas por uma visão mais participativa da gestão. Tem, por finalidade, examinar as manifestações quanto aos procedimentos e ações dos gestores e setores do Instituto, funcionando como um agente de mudanças, por meio da indicação de modificações, adaptações e aperfeiçoamento de serviços, normas, planos de ação e inserção social da autarquia. 

 

Dentre as atribuições da Ouvidoria, estão: gerenciar ações estratégicas decorrentes da análise das postulações advindas da sociedade e dos segurados, na identificação das principais demandas e dos maiores problemas, propiciando o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pelo IPC; orientar os interessados no encaminhamento e tramitação de suas manifestações; receber os servidores, proporcionando acessibilidade, humanizando os serviços e preservando os direitos dos mesmos.

 

Para saber mais sobre a Ouvidoria, acesse a Lei nº 5.133/2014 e a Portaria nº 57/2013:

Lei nº 5.133/2014

Portaria nº 57/2013

 

 

RELATÓRIOS

 

De 01/07/2020 a 31/12/2020

O IPC recebeu três solicitações pelo canal e-Ouvidoria, da Prefeitura de Cariacica. Desse total, 100% das demandas foram respondidas dentro do prazo estabelecido e repassadas para a Ouvidoria Geral da Prefeitura. Elas envolveram duas reclamações e um elogio: uma reclamação relativa a um possível atraso do Instituto em passar informações sobre o documento ‘Relação Anual de Informações Sociais (Rais)’; e outra quanto à ausência de servidor da Coordenação de Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho, para o esclarecimento de dúvidas. Já o elogio foi direcionado aos servidores da autarquia, pela conquista do 3º lugar do Brasil em Inovação e em Governança, na categoria médio porte (aquela que reúne os RPPSs que possuem de 2.001 a 5 mil segurados). Não houve reclamação dos solicitantes quanto às respostas nem foram abertos recursos. 

Nesse mesmo período, o IPC não recebeu solicitação pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), do Governo Federal.

INDICADORES DE DESEMPENHO - OUVIDORIA IPC - 01/07/2020 A 31/12/2020

RELATÓRIO - PEDIDO COMPLETO - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - PEDIDO RESUMIDO - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - ÚLTIMOS RETORNOS - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - LINHA DO TEMPO - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - PEDIDO COMPLETO - E-SIC

RELATÓRIO - PEDIDO RESUMIDO - E-SIC

RELATÓRIO - ÚLTIMOS RETORNOS - E-SIC

RELATÓRIO - LINHA DO TEMPO - E-SIC

 

 

De 01/01/2020 a 30/06/2020

O IPC recebeu três solicitações pelo canal e-Ouvidoria, da Prefeitura de Cariacica. Desse total, 100% das demandas foram respondidas dentro do prazo estabelecido e repassadas para a Ouvidoria Geral da Prefeitura. Elas envolveram reclamações quanto a erros no Portal do Segurado, relacionados à geração de Declaração de Rendimentos para Imposto de Renda, e um pedido de informação sobre aposentadoria de servidor do Magistério deficiente físico. Não houve nenhuma reclamação dos solicitantes quanto às respostas nem foram abertos recursos.

Nesse mesmo período, o IPC recebeu uma solicitação pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), do Governo Federal. Desse total, 100% das demandas foram respondidas dentro do prazo estabelecido e repassadas para a Ouvidoria da Controladoria-Geral da União (CGU). Ela envolveu um questionamento relacionado à atualização da lista de servidores convocados pela autarquia, do concurso público realizado em 2018. Não houve nenhuma reclamação do solicitante quanto à resposta nem foram abertos recursos.

INDICADORES DE DESEMPENHO - OUVIDORIA IPC - 01/01/2020 A 30/06/2020

RELATÓRIO - PEDIDO COMPLETO - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - PEDIDO RESUMIDO - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - ÚLTIMOS RETORNOS - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - LINHA DO TEMPO - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - PEDIDO COMPLETO - E-SIC

RELATÓRIO - PEDIDO RESUMIDO - E-SIC

RELATÓRIO - ÚLTIMOS RETORNOS - E-SIC

RELATÓRIO - LINHA DO TEMPO - E-SIC

 

 

De 01/07/2019 a 31/12/2019

O IPC não recebeu nenhuma solicitação pelo canal e-Ouvidoria, da Prefeitura de Cariacica, nem pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), do Governo Federal.

INDICADORES DE DESEMPENHO - OUVIDORIA IPC - 01/07/2019 A 31/12/2019

RELATÓRIO - PEDIDO COMPLETO - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - PEDIDO RESUMIDO - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - LINHA DO TEMPO - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - PEDIDO COMPLETO - E-SIC

RELATÓRIO - PEDIDO RESUMIDO - E-SIC

RELATÓRIO - LINHA DO TEMPO - E-SIC

 

 

De 01/01/2019 a 30/06/2019

O IPC recebeu quatro solicitações pelo canal e-Ouvidoria, da Prefeitura de Cariacica. Desse total, 100% das demandas foram respondidas dentro do prazo estabelecido e repassadas para a Ouvidoria Geral da Prefeitura. Elas envolveram reclamações quanto a erros no agendamento de perícia online e problemas na linha de telefone do Instituto, além de dúvidas relacionadas à busca de informações sobre o concurso público da autarquia. Não houve nenhuma reclamação dos solicitantes quanto às respostas nem foram abertos recursos. 

Nesse mesmo período, o IPC recebeu duas solicitações pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), do Governo Federal. Desse total, 100% das demandas foram respondidas dentro do prazo estabelecido e repassadas para a Ouvidoria da Controladoria-Geral da União (CGU). Elas envolveram dúvidas quanto às regras de aposentadoria no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), além de um pedido de visita para capacitação de servidores no programa Educação Previdenciária. Não houve nenhuma reclamação dos solicitantes quanto às respostas nem foram abertos recursos. 

INDICADORES DE DESEMPENHO - OUVIDORIA IPC - 01/01/2019 A 30/06/2019

RELATÓRIO - PEDIDO COMPLETO - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - PEDIDO RESUMIDO - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - LINHA DO TEMPO - E-OUVIDORIA

RELATÓRIO - PEDIDO COMPLETO - E-SIC

RELATÓRIO - PEDIDO RESUMIDO - E-SIC

RELATÓRIO - LINHA DO TEMPO - E-SIC

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