Consultor Previdenciário

INFORMAÇÕES BÁSICAS

 

1) O que compete ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC)?

R: O IPC é responsável pela concessão, fixação de proventos, pagamento e manutenção dos benefícios previdenciários aos segurados do Regime Próprio de Previdência do Município de Cariacica.

Incluem-se ainda outras competências e finalidades: a concessão de licença para tratamento da própria saúde, de licença por acidente em serviço ou doença profissional, de licença de gestação e lactação; a inspeção para ingresso no serviço público dos servidores estatutários efetivos; a realização de perícia médica para a concessão de aposentadoria por invalidez, bem como sua reavaliação, na forma da Lei Complementar 28/2009; a realização de eventos, palestras, cursos e oficinas em prol dos segurados do IPC, mediante a implementação de programas de pré e pós-aposentadoria; e a emissão de Certidão de Tempo de Contribuição dos servidores efetivos do município de Cariacica, vinculados a este Regime Próprio de Previdência.

2) Quais são a missão, visão e valores do IPC?

R: A missão do Instituto é conceder e gerir os benefícios previdenciários com qualidade, respeito e responsabilidade, fornecer informações e soluções adequadas, bem como atuar na promoção da melhoria da qualidade de vida dos beneficiários e servidores da municipalidade.

Desse modo, o IPC busca ser um exemplo de excelência dentre os Institutos de Previdência na gestão dos benefícios previdenciários, com a prestação de um serviço de qualidade em uma estrutura física apropriada e totalmente informatizada, além de oferecer condições que proporcionem a valorização dos seus servidores, bem como dos beneficiários.

Para nortear suas ações, o Instituto tem como valores: comprometimento e responsabilidade; companheirismo; ética; justiça; respeito ao próximo; moralidade; igualdade; dignidade; legalidade; impessoalidade; eficiência; humanismo; profissionalismo e confiabilidade.

3) O Instituto possui programas de Pré e Pós-Aposentadoria? Quais são os projetos desenvolvidos nesses programas?

R: Sim. Para conhecer os projetos, basta acessar o link https://bit.ly/2Je0CAc.

4) O IPC tem alguma cartilha previdenciária para orientar seus segurados?

R: Sim. Ela pode ser encontrada no link https://bit.ly/2lTPYVN.

5) O IPC tem alguma cartilha financeira para orientar seus segurados?

R: Sim. Ela pode ser encontrada no link https://bit.ly/2mnJQ8w.

6) Para que serve a Certidão de Tempo de Contribuição e quem pode solicitá-la no IPC?

R: A Certidão é um documento que comprova o tempo de contribuição previdenciária e é utilizada para fins de cálculo de aposentadoria. Somente ex-servidores que contribuíram para o Instituto podem solicitá-la. Para informações mais detalhadas a respeito do assunto, basta entrar em contato com o setor de Protocolo/Atendimento do IPC, por meio do telefone (27) 3396-7544.

7) Como solicitar a aposentadoria?

R: Para requerê-la, o servidor deverá comparecer ao setor de Protocolo/Atendimento do IPC, munido dos seguintes documentos: cópia do processo de averbação (caso tenha); cópia simples e original do CPF; cópia simples e original da Carteira de Identidade; cópia simples e original da Certidão de Casamento/Nascimento ou união estável; Declaração de Tempo de Serviço (regência em sala de aula expedida pela Seme) somente para aposentadoria especial; cópia do contracheque (atualizado/do mês); comprovante de residência atualizado; comprovante de dados bancários (ex: cartão bancário, que vem com agência e número da conta) e Título de Eleitor.

8) Para que serve o recadastramento e quais são os documentos necessários para realizá-lo?

R: Por meio do recadastramento, o IPC atualiza os cadastros de seus beneficiários e, assim, consegue avaliar se os benefícios estão sendo pagos a quem é de direito, identificar beneficiários falecidos e desenvolver uma comunicação mais eficiente com seu público, seja por telefone, e-mail, site ou redes sociais. Ele deve ser feito em dia útil no mês de aniversário. A documentação necessária para realizá-lo encontra-se neste link: https://goo.gl/2Z1JA5.

9) Como acesso o calendário de pagamentos dos benefícios?

R: O calendário de pagamentos pode ser encontrado no link https://bit.ly/2vH1MiD.

 

PORTAL DO SEGURADO

 

1) Onde fica localizado o Portal do Segurado?

R: Ele fica localizado logo abaixo das notícias em destaque.

2) Qual é o meu login e senha no Portal do Segurado?

R: O login é o número do seu CPF sem pontos e sem traço. Já a senha é sua data de nascimento completa sem as barras.

3) Como altero minha senha de acesso ao Portal do Segurado?

R: No canto superior direito do Portal do Segurado, há um desenho de uma chave. Clique nela. Na próxima tela, digite a senha que você deseja nos campos ‘Nova senha’ e ‘Confirmar senha’. Logo abaixo, no campo ‘Pergunta secreta’, digite uma pergunta que faça com que você se lembre da senha. Já no campo ‘Resposta secreta’, digite uma resposta que te ajude a se lembrar da senha. Após realizar esses passos, clique no botão ‘Alterar’, localizado abaixo desses campos.

4) Como visualizo, baixo e imprimo meus contracheques?

R: No menu à esquerda do Portal do Segurado, há uma opção chamada ‘Serviços’. Clique nela e, em seguida, clique em ‘Contracheque’. Na primeira setinha, selecione sua matrícula; na segunda, o mês do contracheque desejado; e, na terceira, a data de pagamento. Após realizar esses passos, clique em ‘Emitir Contracheque’. Caso queira baixar o holerite, clique lá em cima no segundo ícone da esquerda para a direita: uma setinha apontando para baixo. Se precisar imprimir o contracheque, clique no desenho da impressora (terceiro ícone da esquerda para a direita).

5) O que é a ficha financeira do Portal do Segurado?

R: É um documento que reúne as informações de todos os contracheques de um determinado ano, ou seja, é um resumo financeiro anual do que você ganhou. Dessa forma, não será necessário acessar contracheque por contracheque para visualizar vencimentos ou mesmo deduções decorrentes de empréstimos consignados.

6) Como visualizo, baixo e imprimo minha ficha financeira?

R: No menu à esquerda do Portal do Segurado, há uma opção chamada ‘Serviços’. Clique nela e, em seguida, clique em ‘Ficha financeira’. Clique na setinha localizada ao lado direito de ‘Matrícula’ e selecione a matrícula desejada. Logo abaixo, há um campo chamado ‘Ano de Referência entre’. No primeiro quadradinho à direita desse campo, digite o ano da ficha financeira desejada. Após realizar esses passos, clique no botão ‘Gerar’, localizado à direita da tela. Obs: Por enquanto, o sistema só permite gerar informações ano a ano.

7) Se após todos esses esclarecimentos eu ainda tiver dúvidas, com quem entro em contato?

R: As dúvidas poderão ser esclarecidas com o setor de Protocolo/Atendimento, por meio do telefone (27) 3396-7544 ou pelo e-mail beneficio.ipc@cariacica.es.gov.br.
 

 

AGENDAMENTO DE PERÍCIA ONLINE

 

1) Quais são os benefícios do agendamento de perícia online?

R: A ferramenta irá agilizar processos e trazer mais comodidade aos beneficiários. Com o agendamento online, servidores aposentados por invalidez, da ativa, efetivos ou contratados que estão ingressando na Prefeitura não precisarão mais ligar ou comparecer ao IPC para agendarem, cancelarem ou remarcarem suas perícias.

2) Como acessar o sistema de agendamentos?

R: Para acessar a ferramenta, o segurado deve clicar no botão ‘Agendamento de Perícia Médica’, localizado abaixo das notícias em destaque e, na tela seguinte, clicar em 'Agendamento de Perícia'. Desse modo, irão aparecer dois ícones: ‘Agendamento de Licença’ e ‘Exame Admissional’.

3) Quem deve clicar em ‘Agendamento de Licença’? Qual é o login e senha do sistema?

R: Quem é servidor efetivo na Prefeitura de Cariacica. O segurado deve clicar na opção e, em seguida, digitar no login o CPF (sem pontos e sem traço) e na senha a data de nascimento completa (sem as barras). 

4) Quem deve clicar em ‘Exame Admissional’?

R: Somente os candidatos convocados em processo seletivo ou concurso público. Após clicar na opção ‘Exame Admissional’, o candidato deve preencher um pequeno cadastro e clicar no botão ‘Continuar’. O sistema irá solicitar a confirmação dos dados. Basta agora clicar em 'OK' e agendar a perícia.

5) Como marcar perícia?

R: Caso necessite atualizar telefone ou e-mail, o segurado deve, primeiramente, clicar em 'Dados para contato', digitar as informações e clicar em 'Atualizar Contato'. Para marcar a perícia, basta agora selecionar a data em 'Data do Agendamento', o horário em 'Horários Disponíveis' e o tipo de licença em 'Motivo Inclusão'. Depois, é só clicar no botão 'Agendar Perícia'. Ao realizar essa operação, será gerado um requerimento em PDF, que poderá ser salvo ou impresso. Caso o requerimento não apareça na tela, o servidor ou candidato deverá checar se a função pop-up do navegador está bloqueada. É bom lembrar que o atendimento no IPC é por ordem de chegada, com distribuição de senha.

6) Como cancelar e remarcar perícia?

R: O servidor ou candidato deve acessar o sistema de agendamento, selecionar a perícia marcada e clicar em 'Cancelar Consulta'. O sistema irá solicitar a confirmação do cancelamento. Basta agora clicar em 'OK'. A situação do atendimento mudará de 'marcado' para 'cancelado'. Para remarcar a perícia, basta seguir os passos da pergunta anterior.

7) Como confirmo meu agendamento?

R: Para confirmá-lo, o servidor ou candidato deve entrar em contato com o setor de Perícia Médica do IPC, por meio do telefone (27) 3396-7544.

8) Onde fico sabendo se minha licença foi deferida?

R: Por meio do link https://bit.ly/2Hus2Ow. Ao acessar essa página, o servidor irá visualizar o campo ‘Busca por Termos’, onde deverá digitar seu nome e a primeira letra de seu sobrenome. Realizado o procedimento, ficará visível a opção ‘Ato Normativo Original’, documento que poderá ser impresso, caso o servidor deseje uma cópia.

9) Onde encontro os formulários utilizados e cobrados pelo setor de Perícia Médica?

R: Esses formulários podem ser acessados e impressos no link https://bit.ly/2HqiWCw.

10) Se após todos esses esclarecimentos eu ainda tiver dúvidas, com quem entro em contato?

R: As dúvidas poderão ser esclarecidas com o setor de Perícia Médica, por meio do telefone (27) 3396-7544 ou pelo e-mail periciamedica.ipc@cariacica.es.gov.br.

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