Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 8 de julho de 2022
Fotos: Imprensa - IPC Cariacica
Créditos: Imprensa - IPC Cariacica
A sexta-feira (8) foi dedicada ao aprendizado sobre as medidas de prevenção adotadas para proteger os servidores e reduzir riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. E, assim, proporcionar um ambiente de trabalho saudável para que as tarefas laborais sejam realizadas da melhor forma possível. Essas e outras informações foram repassadas durante a palestra “Cuidados Básicos no Trabalho – Redução de Acidentes de Trabalho”.
Segurança do Trabalho foi um dos conteúdos escolhidos pelo Programa de Certificação Institucional e Mobilização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, o Pró-Gestão, para capacitar os servidores. A ação faz parte do Programa de Educação Previdenciária do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC).
O técnico em Segurança do Trabalho, da Secretaria de Gestão da Prefeitura de Cariacica, Everaldo Silva do Carmo, explicou sobre a importância de um ambiente de trabalho em conformidade com as Instruções Normativas (IN) da Consolidação das Leis do Trabalho. Em especial, a IN 17 que trata sobre Ergonomia – que trata das adaptações do trabalho para que os funcionários possam desenvolver as atividades de maneira segura e eficiente, de acordo com o perfil e ambiente de trabalho de cada pessoa.
Durante a explanação, Everaldo Carmo também explanou sobre doença profissional (que é produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade) e doença do trabalho (que é adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente).
A proposta da palestra foi a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Mas, quando eles acontecem, é preciso dar entrada na Licença por Acidente em Serviço ou Doença Profissional. “Caberá a chefia imediata do servidor, em caso de acidente em serviço, adotar as medidas necessárias para dar início ao processo de licença por perante o setor de perícia Médica do IPC”, destacou Everaldo do Carmo. Não esquecendo de apresentar toda a documentação exigida.
A segunda parte da palestra foi conduzida pela profissional da área de Educação Física, da Secretaria de Esporte e Lazer de Cariacica, Jordana Lírio de Amorim, que ministrou informações sobre a importância da ginástica laboral – que é praticada em intervalos de alguns minutos no ambiente de trabalho.
Para incentivar a prática da ginástica laboral, que é de baixa intensidade, então qualquer pessoa pode realizar, ela ensinou aos servidores alguns movimentos que ajudam a ter uma melhor percepção corporal, reeducação de postura e compensação muscular.
"A ginástica laboral tem o objetivo de diminuir o número de acidentes de trabalho, prevenir doenças originadas por traumas cumulativos, prevenir a fadiga muscular, incentivar a disposição do servidor do início da jornada até o seu retorno e promover maior integração no ambiente de trabalho", ressaltou Jordana de Amorim.